O Orçamento Participativo dos Açores (OP Açores) promove, entre 16 e 22 de agosto, a realização de “O Abraço da Cultura”, uma iniciativa que dinamiza uma semana de cinema, de teatro e música, na ilha do Corvo, produzido pela Secretaria Regional da Cultura, da Ciência e Transição Digital, através da Direção Regional da Cultura.
Neste âmbito, serão dinamizadas cinco sessões de cinema ao ar livre, entre os dias 16 e 20 de agosto, às 21h30, no Parque Municipal do Corvo, nomeadamente das seguintes películas cinematográficas:
dia 16: “Raya e o Último Dragão”
dia 17: “Nomadland”
dia 18: “A Vida Invisível”
dia 19: “Jojo Rabbit”
dia 20: “1917”
No dia 21 de agosto, sábado, às 21h00, no Pavilhão Multiusos da Ilha do Corvo, será levada à cena a peça de teatro “Os Amores Encardidos de Padi e Balbina: uma dúbia estória do Revenge”, produzida pela Cães do Mar, uma estrutura profissional de artes performativas, sediada em Angra do Heroísmo, que apresenta uma visão ficcionada da posição dos Açores no mapa-múndi na rota dos grandes acontecimentos. “Das carreiras das Índias, Ocidentais e Orientais, porto seguro no regresso às metrópoles europeias, nas grandes guerras base indispensável ou simplesmente o obrigatório ponto de passagem para tantas embarcações, militares ou civis, ao longo de séculos”, refere a produção na sinopse do espetáculo teatral.
Com interpretação de Ricardo Ávila e Helder Xavier, a peça “Os Amores Encardidos de Padi e Balbina” conta com encenação e design de cena a cargo de Ana Brum e textos e coreografia das sequências de luta por Peter Cann.
No dia seguinte, a 22 de agosto, domingo, pelas 21h00, igualmente no Pavilhão Multiusos da Ilha do Corvo, decorrerá uma “Noite de Fados” com a atuação de Vera Brasil (fadista), Tiago Lima (guitarra clássica) e Evandro Meneses (viola de fado), acompanhados pela Filarmónica Lira Corvense e por tocadores do Grupo Folclórico e Etnográfico do Corvo, que interpretarão temas como a “Charamba da Terceira”, “Estranha forma de vida”; “Fadinho/Cheira bem”; “Senhor vinho”, “Valentim”; “Rua do Capelão”, entre outros.
De referir que a Filarmónica Lira Corvense e os Tocadores do Grupo Folclórico e Etnográfico do Corvo frequentarão quatro dias de formação com os artistas e com o maestro Durval Festa, na preparação para o concerto.
Todos os eventos de “O Abraço da Cultura” são de caráter gratuito, nos quais vigorarão regras de segurança e de prevenção pandémicas atualmente em curso.