Ecomuseologia

O Ecomuseu do Corvo é um museu de território, composto por um sistema de redes multirrelacionais que articula pólos, recursos e complexos de valor patrimonial, geridos nos respetivos contextos ecológicos e numa perspetiva de desenvolvimento social e local.

Os complexos patrimoniais são valores da natureza e da cultura existentes num determinado espaço ecológico e que podem ser objeto de promoção e divulgação conjunta.

O Ecomuseu do Corvo visa garantir a salvaguarda e a afirmação do património natural, histórico, paisagístico e cultural da ilha do Corvo, na sua dimensão material ou imaterial, móvel ou imóvel, público ou privado, e assim promover o desenvolvimento local e a qualidade de vida da população, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável.

Deste modo, o Ecomuseu do Corvo é fundamentalmente um processo dinâmico através do qual a comunidade corvina preserva, interpreta e gere o seu património para o desenvolvimento sustentável. Por esse motivo, assume a valorização dos recursos humanos e do seu património, num processo criador de uma nova imagem do território e dos produtos locais, aumentando a sua rentabilidade.
O Ecomuseu, que funciona como um “espelho” para a população, pretende afirmar-se, também, como espaço de representação identitária, de formação, de participação e de cidadania, de concertação e de cooperação, de promoção e divulgação, de inovação e de mobilização das pessoas para novas atividades, comportando-se como um museu vivo.