4.ª Edição do Inventário Participativo do Arquivo Fotográfico do Corvo

Setembro 6, 2021 - Dezembro 31, 2021

O Ecomuseu do Corvo dá continuidade à recolha de fotografias tiradas pela sua comunidade, ou outros, no Corvo e na diáspora, pois as mesmas constituem-se como um documento histórico.

Os interessados em colaborar com a partilha das suas fotografias poderão dirigir-se ao Gabinete de Apoio Técnico ao Ecomuseu ou à Casa do Tempo, onde estas serão digitalizadas, e onde todo o processo é explicado ao proprietário que define, segundo as Licenças Creative Commons, quais as condições de partilha que devem regrar o uso das suas fotografias. Uma vez digitalizadas, são devolvidas ao proprietário, a quem solicitamos que nos forneça o máximo de informação possível sobre a fotografia, nomeadamente os ambientes, as pessoas e os lugares retratados.

As fotografias que guardamos em casa carregam importantes memórias afetivas. São registos de momentos, viagens, pessoas e situações que fazem parte de uma história, geralmente familiar, que contamos a nós mesmos e aos nossos descendentes. Contudo, muitas delas, podem interessar a outras pessoas que, não sendo da nossa família, partilham connosco uma mesma História coletiva e ainda aos investigadores e documentaristas que as veem como importantes recursos informativos e documentais. Por estas e outras razões é fundamental a partilha e o contínuo enriquecimento desta fonte de informação e conhecimento.

Agradecemos a todos os que já colaboram com o Ecomuseu nesta partilha e, antecipadamente, agradecemos a todos que queiram colaborar nesta partilha da Memória Histórica de uma Comunidade.

O Ecomuseu somos todos Nós!

Setembro 6, 2021
Fim: