Categories
Oficinas e Workshops

Da tosquia à Meada – Formação na área do trabalho e tingimento da Lã

No âmbito da implementação do projeto sobre o ciclo da lã o Ecomuseu do Corvo promoveu, entre os dias 05  a 09 de junho de 2023, em articulação com o CADA – Centro de Artesanato e Design dos Açores,  a 1. ª edição da formação na área do trabalho e tingimento da lã.
A dinamização desta formação faz parte do programa de atividades do Ecomuseu do Corvo, fluxo da ação: vivências e tradições. Integra a componente formativa e expositiva, com vista à promoção do empreendedorismo e à integração de fatores de inovação em setores económicos tradicionais e, ou, áreas de negócios emergentes, tais como o artesanato, produtos locais, áreas criativas, entre outros.
Plano de trabalho:

. Seleção da lã após a tosquia

. Lavagem da lã

. Cardação e penteação

. Iniciação à fiação

. Princípios da tinturaria natural

. Mordentagem da lã

. As principais plantas tintureiras

. Tingimentos com algumas plantas tintureiras

O curso, de 20 horas, foi ministrado por Guida Fonseca uma formadora com reconhecido trabalho e experiência na área, responsável por inúmeros projetos semelhantes no território continental português.

Esta é uma ação de dinamização cultural de extrema importância, pois esta formação permitirá viabilizar a preservação deste elemento patrimonial, bem como a dinamização de ações de valorização e vivificação do Património e das tradições corvinas. 

https://www.facebook.com/rtpacores/videos/212021741730456

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *