Oficinas e Workshops

As Boas Práticas para uma Conservação Preventiva de Documentos

Decorreu entre os dias 03 a 06 de abril de 2023, das 17h30 às 19h30, no Pavilhão Multiusos do Corvo, a ação de sensibilização com sessão prática “As Boas Práticas para uma Conservação Preventiva de Documentos”.
Com esta ação pretendeu-se promover o conhecimento de conceitos relacionados com a preservação, conservação e restauro do património, neste caso em específico, dos documentos fotográficos; Dar a conhecer qual o caminho para se tornar num conservador-restaurador e qual a ética de trabalho implícita; Dar a conhecer os fatores de degradação e de risco a que a fotografia está sujeita; Sensibilizar para os problemas de conservação da fotografia; Contribuir para o reconhecimento da necessidade de uma manutenção, de forma a salvaguardar este património pessoal; Contribuir para o conhecimento das boas práticas de prevenção, tendo por fim último, o abrandamento do ritmo de envelhecimento dos materiais constituintes, das fotografias.
A ação foi dinamizada por Rita Nascimento.
Rita Carmen Reis Nascimento, natural da ilha de S. Jorge, pós-graduou-se em Turismo Cultural em 2021, pela Universidade dos Açores. Tornou-se mestre pela Universidade Politécnica de Valência em 2016 e licenciada pelo Instituto Politécnico de Tomar em 2012, em Conservação e Restauro. Desde em 2012, que trabalha como conservadora-restauradora, tendo sido a área de maior desempenho a de documentos gráficos. Atualmente é técnica superior de Conservação e Restauro no Museu Francisco de Lacerda (desde 2022).
Um agradecimento aos nossos parceiros nesta ação: Museu Francisco de Lacerda e Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça.