Dia Aberto dos Moinhos de Vento

Abril 18, 2021 @ 14:00 - 20:00

Para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios o Ecomuseu do Corvo promove, no próximo dia 18 de abril, a partir das 14h00, o Dia Aberto dos Moinhos de Vento.

Os moinhos de vento, tal como as eiras e a atafona da Canada são testemunhos construídos de um passado não muito longínquo, em que os cereais eram a base da alimentação e o trigo era a moeda que saldava os pesados impostos a que a comunidade corvina esteve sujeita.
Neste dia pretendemos dar vida a este património, chamar a atenção para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, valorizar as memórias e as tradições a ele associadas, garantindo a sua salvaguarda, e em simultâneo criar processos educativos e de capacitação da comunidade.
Pretende-se assim promover um dia aberto dos moinhos de vento, em que se prevê a abertura ao público, dos tês moinhos de vento que vão estar a funcionar em fases distintas do seu processo de funcionamento, dando a conhecer à comunidade e principalmente aos mais jovens, todo o processo de moagem nos moinhos, desde a montagem das velas, rodar a carapuça e fixá-la, a moer, travar e controlar o grão da moagem, culminando no ensacar da farinha, pesar e pagar ao moleiro.
Contaremos com a colaboração dos seus proprietários e dos anciãos, testemunhos vivos desta atividade, a assumirem o papel de guias intérpretes.
Esta ação vai desenrolar-se ao longo da tarde do dia 18 de abril, garantindo o desfasamento das visitas, e uma menor concentração de pessoas.

Em simultâneo decorrerá uma exposição fotográfica, do arquivo fotográfico do Corvo, com fotografias alusivas ao ciclo dos cereais, bem como uma exposição de réplicas em miniatura de moinhos, atafonas e eiras.

Data:
Abril 18, 2021