3.ª edição da formação: “iniciação às técnicas de tecelagem”

Abril 30 @ 08:00 - Maio 30 @ 17:00

O Ecomuseu do Corvo informa que estão abertas as inscrições, até ao dia 20/05/2024, para a 3.ª edição da formação: “iniciação às técnicas de tecelagem”, que irá decorrer entre os dias 04 a 08 de junho de 2024, em horário pós-laboral, no Pavilhão Multiusos do Corvo.
As inscrições podem ser efetuadas mediante o preenchimento do formulário de inscrição disponível online:https://forms.office.com/e/aHYVP30GWy?origin=lprLink
O curso é de frequência gratuita e tem um limite de inscrição de 8 formandos. A seleção é feita por ordem de inscrição. Para mais informações contactar o Ecomuseu do Corvo, através do telefone: 292596063
A dinamização desta formação faz parte do programa de atividades do Ecomuseu do Corvo, fluxo da ação: vivências e tradições. Integra a componente formativa e expositiva, com vista à promoção do empreendedorismo e à integração de fatores de inovação em setores económicos tradicionais e, ou, áreas de negócios emergentes, tais como o artesanato, produtos locais, áreas criativas, entre outros.
Objetivos do curso:
· Selecionar as matérias-primas;
· Identificar e caracterizar os componentes do tear e a sua função;
· Identificar e caracterizar os acessórios do tear e a sua função;
· Montagem do tear;
· Manusear o tear e seus acessórios;
· Executar tecidos com base nas estruturas fundamentais e seus derivados;
· Resolver problemas que surjam durante a laboração no tear.
Os conteúdos a abordar na formação:
· Matérias-primas;
· O tear e seu funcionamento: movimentos fundamentais;
· Acessórios da tecelagem;
· Tecidos com base nas três estruturas fundamentais e seus derivados;
· Nó de tecedeira;
· Correção da tensão da teia;
· Alinhamento de liços.
O curso será ministrado por um formador com reconhecido trabalho e experiência em tecelagem, responsável por inúmeros projetos semelhantes no território continental português. Esta é uma ação de dinamização cultural de extrema importância, pois esta formação permitirá viabilizar a preservação deste elemento patrimonial, bem como a dinamização de ações de valorização e vivificação do património e das tradições corvinas.

Abril 30 @ 08:00
Fim: