Categories
Património

Encerramento da 2ª Campanha do Património do Corvo

Decorreu no dia 22 de setembro o encerramento da 2.ª Campanha do Património da ilha do Corvo.

Decorreu no dia 22 de setembro o encerramento da 2.ª Campanha do Património da ilha do Corvo. Durante duas semanas foram dinamizadas várias atividades, numa parceria direta com o Centro do Património Móvel, Imaterial e Arqueológico dos Açores, à semelhança do já ocorrido no passado ano de 2021, aquando das prospeções arqueológicas, realizadas na zona do “Engenho” e no moinho do Caldeirão, e das ações de restauro do tear típico do Corvo.

Este ano, o Ecomuseu promoveu um trabalho de formação na área de conservação e restauro do património cultural móvel, contando para tal com a presença de Paulo Silveira, especialista nas áreas de marcenaria, carpintaria especializada e restauro em madeira. Este profissional orientou um workshop dirigido à equipa técnica do Ecomuseu e apresentou esclarecimentos junto da comunidade, tendo estado a trabalhar, para esse efeito, no Pavilhão Multiusos, na semana de 12 e 16 de setembro, em regime “porta aberta”.

Estas ações são de extrema importância, pois pretende-se que o património móvel seja transmitido de geração em geração e constantemente recriado pelas comunidades e pelos grupos em função do seu ambiente, da sua interação com a natureza e da sua História, gerando um sentimento de identidade e de continuidade, contribuindo, assim, para promover o respeito pela diversidade cultural e pela criatividade humana.

Na semana, de 16 a 22 de setembro, a equipa de arqueologia regressou ao Corvo com uma nova missão focada no património cultural subaquático. Os arqueólogos Pedro Parreira e Luís Borges promoveram uma campanha de batimento da costa da ilha, em busca de vestígios de antigos naufrágios resultantes de embarcações que por aqui passaram, desde o tempo das naus da Índia até aos grandes barcos a vapor que atravessaram o Atlântico, para ligar a Europa à América.

Pretendeu-se, assim, sinalizar alguns naufrágios para posterior identificação na Carta Arqueológica dos Açores.

Em paralelo foi, ainda, dinamizada uma ação de sensibilização sobre arqueologia subaquática, junto dos mais novos.

Com esta campanha o Ecomuseu do Corvo continua a promover o conhecimento da História da ocupação do território por parte desta comunidade secular e, igualmente, salvaguardar, valorizar e comunicar o património da ilha do Corvo.

Um agradecimento a todos os que colaboraram nesta 2.ª Campanha do Património do Corvo, em especial à Comunidade Corvina.

O Património Cultural deve ser valorizado por todos e a sua proteção deve ser pensada por todos, principalmente pelos que detêm o conhecimento. Daí a grande importância do envolvimento da comunidade que são os portadores da memória coletiva e da identidade cultural.

A nossa História e a nossa Memória são a nossa Identidade!

Bem-haja a todos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *