Categories
Datas comemorativas

Dia Aberto dos Moinhos

No âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, decorreram no passado dia 18 de abril, as comemorações do Dia Aberto dos Moinhos de Vento.

Neste dia procurou-se dar vida e chamar a atenção para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, valorizar as memórias e as tradições a ele associadas, garantindo a sua salvaguarda, e em simultâneo criar processos educativos e de capacitação da comunidade.
Realizou-se a abertura ao público, dos tês moinhos de vento que vão estar a funcionar em fases distintas do seu processo de funcionamento, dando a conhecer à comunidade e principalmente aos mais jovens, todo o processo de moagem nos moinhos, desde a montagem das velas, rodar a carapuça e fixá-la, a moer, travar e controlar o grão da moagem, culminando no ensacar da farinha, pesar e pagar ao moleiro.

Em simultâneo esteve patente uma exposição fotográfica, com fotografias alusivas ao ciclo dos cereais, bem como uma exposição de réplicas em miniatura de moinhos, atafonas e eiras.

Obrigada a todos os que participaram, visitando os moinhos e a exposição. Aos proprietários que foram incansáveis para colocar os moinhos a funcionar, a todos que ajudaram, direta e indiretamente, e a todos que contribuem para que a memória de tempos antigos perdure.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *