Maratona de Leitura: “As Ilhas Desconhecidas. Notas e Paisagens”

Junho 10 @ 15:30 - 18:00

Assinala-se este ano o 100.º aniversário da viagem de Raul Brandão aos arquipélagos portugueses da Madeira e dos Açores. A mesma decorreu entre os meses de junho a agosto de 1924 a bordo do vapor S. Miguel.
Desta viagem resultou o admirável livro de viagens “As Ilhas Desconhecidas. Notas e Paisagens”, que foi escrito em 1926 e publicado em 1927.
Trata-se de uma obra marcadamente poética, em que Raul Brandão escreve “ao jeito impressionista de quem “pinta” as paisagens e a natureza dos arquipélagos dos Açores e da Madeira.
Nas suas descrições emergem apontamentos sobre as condições de vida em Portugal e nas ilhas, no início das primeiras décadas do século XX.
O Ecomuseu do Corvo pretende assinalar esta efeméride com diversas atividades, de entre as quais uma Maratona de Leitura de “As ilhas Desconhecidas. Notas e Paisagens”. Esta atividade será realizada em parceria com o Museu de Angra do Heroísmos, e a mesma será antecedida de uma comunicação proferida por Nuno Ornelas Martins, intitulada 𝑨𝒔 𝑰𝒍𝒉𝒂𝒔 𝑫𝒆𝒔𝒄𝒐𝒏𝒉𝒆𝒄𝒊𝒅𝒂𝒔 𝒅𝒆 𝑹𝒂𝒖𝒍 𝑩𝒓𝒂𝒏𝒅𝒂̃𝒐: 𝑷𝒂𝒓𝒂 𝑨𝒍𝒆́𝒎 𝒅𝒂𝒔 𝑵𝒐𝒕𝒂𝒔 𝒆 𝑷𝒂𝒊𝒔𝒂𝒈𝒆𝒏𝒔, a partir das 15h30.
A leitura terá transmissão em direto na VITEC Azores TV, sendo que o Museu de Angra do Heroísmo, durante o evento, estará em ligação com o Museu Francisco de Lacerda, Museu da Graciosa e Ecomuseu do Corvo.

Junho 10