Lançamento do livro “A Indústria Baleeira dos Açores”

Agosto 13, 2022 @ 18:00 - 19:30

O Ecomuseu do Corvo promove, no sábado, dia 13 de agosto, pelas 18h00, no Centro de Convívio da Santa Casa da Misericórdia da Vila do Corvo, a apresentação do livro “A Indústria Baleeira dos Açores”, da autoria de José Carlos Garcia, com apresentação de Deolinda Estêvão.
Este livro, desenvolvido sob orientação de Rui de Sousa Martins, membro da Comissão Coordenadora Científica do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores, resulta de um trabalho de investigação sobre a baleação Açoriana, parte integrante da identidade cultural da Região, sendo um excelente contributo para o estudo da indústria baleeira dos Açores, numa perspetiva antropológica.
Aborda a “cetofauna, a riqueza das baleias arrojadas, a importação do azeite de peixe do Brasil, a passagem da baleação atlântica anglo-norte-americana, que privilegiou o cachalote, e o desenvolvimento da sua pesca longínqua, interinsular e local”.
José Carlos Garcia, natural de São Roque do Pico, é um investigador na área da antropologia da ilha do Pico, sobre a qual tem produzido trabalhos de temática patrimonial e museológica. Como autor, conta já com várias publicações, nomeadamente sobre a temática baleeira, tendo editado o seu primeiro livro em 1998.

Agosto 13, 2022