Inventário Participativo do Património Cultural do Corvo

Janeiro 3, 2022 - Dezembro 31, 2022

O Ecomuseu do Corvo iniciou o trabalho de resgate e inventário do Património Cultural Imaterial da ilha do Corvo.

A Unesco define como Património Cultural Imaterial “as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – juntamente com os instrumentos, objetos, artefactos e lugares culturais que lhes são associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu património cultural.”

Pretende-se com esta ação incorporar no acervo do Património móvel do Ecomuseu do Corvo os instrumentos, objetos e artefactos ligados ao quotidiano ancestral da comunidade corvina e, assim, preservar a sua História e a sua Memória para as gerações vindouras.

Com esta ação o Ecomuseu do Corvo iniciará um processo de resgate do rico Património móvel ainda existente na ilha. Esta ação é de extrema importância, pois pretende-se que o Património móvel seja transmitido de geração em geração e constantemente recriado pelas comunidades e pelos grupos em função do seu ambiente, da sua interação com a natureza e da sua História, gerando um sentimento de identidade e de continuidade, contribuindo, assim, para promover o respeito pela diversidade cultural e pela criatividade humana.

Janeiro 3, 2022
Fim: