Formação “Da tosquia à meada”

Junho 5, 2023 - Junho 9, 2023

No âmbito da implementação do projeto sobre o ciclo da lã o Ecomuseu do Corvo irá promover, em articulação com o CADA – Centro de Artesanato e Design dos Açores, a 1. ª edição da formação na área do trabalho e tingimento da lã, que irá decorrer entre os dias 05 a 09 de junho de 2023, em horário pós-laboral, no Pavilhão Multiusos do Corvo. O horário será definido na 1.ª sessão que irá decorrer no dia 05 de junho. Esta 1.ª sessão terá início às 17h15.
Para fazer a sua inscrição solicitamos o preenchimento da presente ficha, até ao dia 30-05-2023.
A dinamização desta formação faz parte do programa de atividades do Ecomuseu do Corvo, fluxo da ação: vivências e tradições. Integra a componente formativa e expositiva, com vista à promoção do empreendedorismo e à integração de fatores de inovação em setores económicos tradicionais e, ou, áreas de negócios emergentes, tais como o artesanato, produtos locais, áreas criativas, entre outros.
Esta é também uma formação promovida em articulação com o CADA – “Hora do Ofício” que visa essencialmente promover e incentivar a transmissão do saber-fazer das atividades artesanais tradicionais dos Açores e, ao mesmo tempo, fomentar a inovação e a criatividade na produção artesanal.
Plano de trabalho:
. Seleção da lã após a tosquia
. Lavagem da lã
. Cardação e penteação
. Iniciação à fiação
. Princípios da tinturaria natural
. Mordentagem da lã
. As principais plantas tintureiras
. Tingimentos com algumas plantas tintureiras
O curso, de 20 horas, será ministrado por Guida Fonseca uma formadora com reconhecido trabalho e experiência na área, responsável por inúmeros projetos semelhantes no território continental português. Esta é uma ação de dinamização cultural de extrema importância, pois esta formação permitirá viabilizar a preservação deste elemento patrimonial, bem como a dinamização de ações de valorização e vivificação do Património e das tradições corvinas.

Junho 5, 2023
Fim: