Iniciação às Técnicas de Tecelagem

Maio 22, 2023 - Maio 30, 2023

O Ecomuseu do Corvo informa que estão abertas as inscrições para a 2.ª edição da formação: “iniciação às técnicas de tecelagem”, que irá decorrer entre os dias 22 a 27 de maio de 2023, em horário pós-laboral, no Pavilhão Multiusos do Corvo. As inscrições devem ser realizadas mediante o preenchimento do formulário, disponível em:

O curso é de frequência gratuita e tem um limite de inscrição de 8 formandos. A seleção é feita por ordem de inscrição.

A dinamização desta formação faz parte do programa de atividades do Ecomuseu do Corvo, no âmbito do fluxo da ação: vivências e tradições. Integra a componente formativa e expositiva, com vista à promoção do empreendedorismo e à integração de fatores de inovação em setores económicos tradicionais e/ou áreas de negócios emergentes, tais como o artesanato, produtos locais, áreas criativas, entre outros.

Objetivos do curso:

· Selecionar as matérias-primas;

· Identificar e caracterizar os componentes do tear e a sua função;

· Identificar e caracterizar os acessórios do tear e a sua função;

· Montagem do tear;

· Manusear o tear e os seus acessórios;

· Executar tecidos com base nas estruturas fundamentais e seus derivados;

· Resolver problemas que surjam durante a laboração no tear.

Os conteúdos a abordar na formação:

· Matérias-primas;

· O tear e o seu funcionamento: movimentos fundamentais;

· Acessórios da tecelagem;

· Tecidos com base nas três estruturas fundamentais e seus derivados;

· Nó de tecedeira;

· Correção da tensão da teia;

· Alinhamento de liços.

O curso será ministrado por um formador com reconhecido trabalho e experiência em tecelagem, responsável por inúmeros projetos semelhantes no território continental português. Esta é uma ação de dinamização cultural de extrema importância, pois esta formação permitirá viabilizar a preservação deste elemento patrimonial, bem como a dinamização de ações de valorização e vivificação do património e das tradições corvinas.

Maio 22, 2023
Fim: