O Ecomuseu do Corvo irá dinamizar este ano uma exposição participativa temporária, sobre a arte secular da Tecelagem nos Açores, tendo especial enfoque na Tecelagem da Ilha do Corvo, intitulada “Da Tosquia ao Tear”.
No âmbito desta iniciativa, o Ecomuseu do Corvo convida toda a comunidade corvina à participação, podendo colaborar neste projeto com a escolha de uma peça, relacionada com todo o processo do Ciclo da Lã no Corvo, que tenham por casa e que possa ser cedida temporariamente ao Ecomuseu do Corvo, de modo a participar e a estar patente nesta exposição.
Os objetos poderão ser ao critério de cada um, mas terão de estar relacionados com algumas das áreas do Ciclo da Lã, como a criação de ovinos, a tosquia, o processamento da lã, os objetos do trabalho da lã e da tecelagem (como dobadeiras e lançadeiras), as mantas, as peças de vestuário, etc.
Ao fazer este convite, pretendemos envolver, de modo direto, a comunidade neste projeto tornando-o de todos e possibilitando que o trabalho conjunto permita a concretização desta iniciativa.
Contamos com o contributo de todos para a valorização e promoção do património cultural da ilha do Corvo!
Fotografia pertencente ao Professor Carlos Alberto Medeiros. N.º Inv.: 24.32.1793
Categories
Exposição participativa sobre a arte secular da Tecelagem nos Açores – Convite
