Casa do Tempo

Estrutura física visitável do Ecomuseu do Corvo, inaugurada a 13 de novembro de 2019.
Este é o primeiro espaço a visitar para quem quer conhecer a História e as tradições da ilha do Corvo.
Trata-se de uma casa integrada no núcleo antigo da Vila do Corvo (NAVC), do séc. XVII/XVIII, que foi reabilitada, preservando-se a traça original. Localiza-se na Rua das Pedras, topónimo que revela a tipologia do solo onde foi originalmente construída. No seu interior poder-se-á ver o afloramento rochoso onde a mesma se alicerçou.

Este espaço funciona como uma antecâmara do território, onde o visitante tem acesso a diferentes conteúdos, nomeadamente um vídeo de apresentação da ilha, com imagens que procuram apelar à sua exploração; um friso cronológico relativo aos tempos geológico e histórico da ilha do Corvo, ou seja, o período da pré-ocupação humana e o período que se seguiu à colonização da ilha; à bancada dos computadores, onde pode ser consultado o arquivo fotográfico do Corvo, visualizar os testemunhos de anciãos corvinos, sobre as tradições da ilha do Corvo, como o dia da lã, a matança do porco, a Nossa Senhora dos Milagres, a casa do Corvo, entre outros e, também, aceder ao repositório genealógico do Corvo. Por fim, pode-se ainda assistir a um minidocumentário sobre o povoamento da ilha do Corvo e os primeiros 300 anos da sua História.


Pretende-se que a partir da informação disponível, o visitante construa o seu próprio itinerário, à luz dos seus interesses e motivação e incitá-lo para a exploração do território. Tem também a opção de o fazer através do circuito interpretativo da Vila do Corvo.

Casa do Tempo
Rua das Pedras, s/n
9980-025 Vila do Corvo – Açores
Coordenadas
Lat. 39.672494
Long. -31.111258