Loading Events

« All Events

  • This event has passed.

Exposição “Da tosquia ao tear”

April 24, 2023 - June 30, 2023

O Ecomuseu do Corvo inaugura, no dia 24 de abril, às 17h00 a exposição da Tosquia ao Tear. Com esta exposição pretende-se divulgar, através de fotografias do arquivo fotográfico do Ecomuseu, de objetos associados ao trabalho da lã e de variadas peças de vestuário, o património cultural associado ao lanifício na ilha do Corvo.
Na ilha do Corvo, a criação de ovelhas assumiu, desde o início do povoamento, uma grande importância, pois, por um lado, uma parte do “foro” era pago em lã e, por outro, o grande isolamento da ilha obrigou os seus habitantes a serem autossuficientes e a produzirem os seus bens de primeira necessidade, nomeadamente o seu vestuário e agasalhos. Este espírito de autarcia, que caracterizou as populações arquipelágicas, está bem marcado na população do Corvo que, desde muito cedo, soube ser resiliente e adaptar-se às condições muito adversas a que estava sujeita.
Esta exposição pretende, por isso, dar a conhecer um pouco da História e das memórias associadas à atividade lanígera na ilha do Corvo.
A mesma estará patente no Pavilhão Multiusos até julho de 2023, de segunda a sexta-feira,  entre as 10h30 e as 12h30 e as 14h30 e as 17h00. 

Details

Start:
April 24, 2023
End:
June 30, 2023
Event Category:

Organizer

Ecomuseu do Corvo

Venue

Espaço Cultural Multiusos