A Secretaria Regional da Educação, Cultura e Desporto, por via da Direção Regional da Cultura, através do Ecomuseu do Corvo irá assinalar o 100.º aniversário da viagem de Raul Brandão aos arquipélagos da Madeira e dos Açores.
Desta viagem resultou o admirável livro de viagens “As Ilhas Desconhecidas. Notas e Paisagens”, que foi escrito em 1926 e publicado em 1927.
Trata-se de uma obra marcadamente poética, em que Raul Brandão escreve “ao jeito impressionista de quem “pinta” as paisagens e a natureza dos arquipélagos dos Açores e da Madeira.
Nas suas descrições emergem apontamentos sobre as condições de vida em Portugal e nas ilhas, no início das primeiras décadas do século XX.
Em textos repletos de espanto, entre o “esplendor da luz” e o “abismo negro da dor”, o autor reflete, em última instância, sobre a luta pela sobrevivência e a fragilidade e efemeridade da vida: “palpo a fragilidade dos nossos atos, sinto a tristeza da vida efémera”
O Ecomuseu do Corvo com o apoio e parceria da ALRAA, pretendem assinalar esta efeméride com diversas atividades no dia 16 de junho de 2024, nomeadamente:
10h00 – Roteiro Cultural de Raul Brandão. Percurso encenado pela vila do Corvo;
15h00 – Inauguração de uma placa comemorativa com a presença de Sua Excelência o Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores |Edifício da Delegação da ALRAA;
15h30 – Inauguração da Exposição “Açores Silêncio e Ser” |Edifício da Delegação da ALRAA;
17h00 – Palestra comemorativa com Ana Cristina Gil, João Saramago e Vasco Rosa precedida de um momento musical, protagonizado pelos alunos da EBS Mouzinho da Silveira sob coordenação da docente Elisabete Barradas| Pavilhão Multiusos;
18h30 – Encerramento e Porto de Honra.